quinta-feira, 2 de junho de 2011

Atividades do 1º módulo - PROINFO

01-



ALUNO
PORT
MAT
CIEN
GEOG
HIST
ING
ARTE
E REL
CULT
01
ANA
9,5
9,8
9,7
9,0
9,4
8,9
10,0
10,0
8,9
02
AMÉLIA
9,4
8,9
10,0
10,0
8,9
7,6
8,0
9,2
7,9
03
ARTHUR
8,9
7,6
8,0
9,2
7,9
9,0
7,6
9,0
7,6
04
BÁRBARA
8,9
8,9
7,6
9,0
8,9
7,6
8,0
9,2
7,9
05
BETÂNIA
7,6
7,6
10,0
10,0
8,9
9,0
10,0
10,0
8,9
06
CARLOS
10,0
10,0
8,9
8,9
7,6
8,0
9,2
7,9
7,6
07
CAROLINA
10,0
10,0
8,9
7,6
9,0
10,0
10,0
8,9
9,0
08
DANIEL
7,6
8,9
7,6
8,0
9,2
7,9
8,9
8,9
7,6
09
DANIELA
9,5
9,8
9,7
9,0
10,0
10,0
8,9
7,6
9,0
10
FÁBIANA
8,9
8,9
7,6
7,6
9,5
9,8
9,7
9,0
9,0
11
FABIO
9,5
9,8
9,7
9,0
9,4
8,9
10,0
9,5
9,8
12
FERNANDA
8,9
8,9
10,0
10,0
8,9
7,6
8,0
8,9
8,9
13
GABRIEL
9,7
9,0
9,4
8,9
10,0
8,9
8,9
7,6
7,6
14
GEORGE
10,0
10,0
8,9
7,6
8,0
9,5
9,8
9,7
9,0
15
HÉLIO
8,9
8,9
7,6
7,6
9,7
9,0
9,4
8,9
10,0
16
IVO
9,5
9,8
9,7
9,0
10,0
10,0
8,9
7,6
8,0



02-
VÍDEO:
 DOS SONHOS AOS ARES
SANTOS DUMONT

    A impressão que o vídeo deixou é que quando sonhamos com algo nunca deveremos desistir nas primeiras frustrações que por ventura venham a acontecer.
    Santos Dumont sonhou em voar e ele conseguiu depois de muitas tentativas.  Ele viu a necessidade de sempre aperfeiçor o que tinha realizado para poder chegar a concretização do sonho que tinha em mente – VOAR.
    É  isto, nunca deveremos desistir se temos um sonho, se na primeira tentativa não der certo, busquemos aperfeiçoar nas próximas, só assim conseguiremos realizar com êxito o que sonhamos, o que almejamos. Tentar sempre, desistir nunca.

Francineide F C Mendes
Currais Novos/RN, 06/04/11

03-
Do início do curso, até esse momento, você aprendeu algo novo que ampliou seu domínio operacional  com as novas tecnologias? O que mudou ou não mudou ? Enviar para: mestrescomolhardigital@gmail.com


Até a presente data estou mudando sim o meu conhecimento na área da informática.
Consegui até criar um blog, falta aperfeiçoar, mas vou consegui.
Estas novas tecnologias fazem com que abramos um leque de informações até então desconhecidas que podem ser utilizadas de maneira a melhorar nossa prática educacional.

Francineide Mendes
04-
A tecnologia aproxima as pessoas?

Sim, na medida em que fazemos uso da tecnologia, seja ela: telefone, cartas, internet, conseguimos realizar esta aproximação. A distancia não será empecilho a medida em que utilizamos da tecnologia com o objetivo de aproximarmos uns aos outros.
Francineide Mendes


05-
Reflexão a cerca do texto: A afetividade na relação pedagógica de José Manoel Moran

Concordo plenamente quando José Manoel Moran fala que “a relação pedagógica afetiva é fundamental. Aprendemos mais e melhor quando o fazemos num clima de confiança, de incentivo; quando estabelecemos relações cordiais com os alunos, quando nos mostramos pessoas abertas, afetivas, carinhosas, tolerantes e flexíveis, dentro das regras organizacionais”
Quando usamos da afetividade não só na Educação mas em todas as linhas de entrosamento da humanidade, conseguimos sim, ter avanços substanciais na nossa vida e na vida dos outros.
Na Educação,  já é comprovado por muitos estudiosos e na própria prática pedagógica, que conseguimos muito diante dos educandos quando conseguimos relacionar aprendizagem e afetividade.
Sabemos que temos que também ter nossa auto estima elevada para podermos transmitir amor aos nossos alunos e companheiros de trabalho.
Então diante da necessidade de mudar-mos a Educação para melhor, vamos nos tornar mais afetivos  junto a todos os envolvidos, buscando assim, a melhoria educacional que tanto sonhamos.

Francineide Fernandes Coriolano Mendes
E.M.P.H.G.

* Este texto faz parte do meu livro A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 4ª ed. Papirus, 2009, p. 55-59 (com pequenas modificações).

http://www.eca.usp.br/prof/moran/afetividade.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário