quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Atividade 3- Unid 3 PROINFO



Abertura da VII etapa - Arquivo pessoal




GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
SUBCOORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO – RN CAMINHANDO
9ª DIRED – C. NOVOS/RN – 3405-3331

VII ETAPA – RN CAMINHANDO – 9ª DIRED

APRESENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA E OBRIGAÇÕES DOS COORDENADORES DE TURMAS E ALFABETIZADORES DIANTE DO PROGRAMA.

Responsável pela VII etapa – RN Caminhando – 2010: Francineide Fernandes Coriolano Mendes
OBJETIVOS DO PROGRAMA:
 Possibilitar aos Jovens, Adultos e Idosos não alfabetizados o acesso a cultura letrada mediante uma política de alfabetização implantada em todos os municípios do Rio Grande do Norte;
 Garantir a continuidade nos estudos na escola regular de EJA;
 Transformar o processo de Ensino e Aprendizagem num instrumento de ampliação da cidadania;
 Aumentar a auto-estima e fortalecer a confiança dos educandos;
 Gerar a demanda de outros programas sociais.

RESPONSABILIDADES DO COORDENADOR DE TURMA:
 Participar da Formação Inicial;
 Assinar o termo de compromisso a ser entregue ao supervisor setorial;
 Promover a formação continuada em encontros quinzenais (04 horas) ou mensais (08 horas) com os alfabetizadores;
 Informar através de frequência os encontros com os alfabetizadores, alfabetizandos a Supervisora Setorial;
 Acompanhar a entrega dos materiais escolares e pedagógicos, documentar e enviar a Supervisora Setorial – 9ª DIRED;
 Acompanhar o teste cognitivo dos alunos junto ao alfabetizador e realizar o diagnóstico no sistema;
 Mandar mensalmente a frequência dos alfabetizadores a 9ª DIRED, para que possa ser implantada no sistema de bolsas;
 Acompanhar e mandar para 9ª DIRED a frequência dos alfabetizandos;
 Buscar e aplicar meios que minimizem as possíveis evasões dos alfabetizandos junto aos alfabetizadores;
 Acompanhar a aprendizagem dos alfabetizandos, verificando a produção escrita mensal de cada um, enviando relatório mensal a 9ª DIRED;
 Orientar e acompanhar e o planejamento dos alfabetizadores;
Orientar os alfabetizadores quanto a melhoria do desenvolvimento da aprendizagem tendo em vista o perfil diagnosticado no teste cognitivo;
 Identificar e enviar documento ao Supervisor setorial – 9ª DIRED, relatando as dificuldades e avanços encontrados no programa;
 Supervisionar e registrar o processo de implantação das ações relacionadas ao registro civil, exames oftálmológicos, distribuições de óculos e a continuidade dos estudos dos alfabetizandos no sistema regular de EJA;
 Identificar alfabetizandos com necessidades educacionais especiais junto aos alfabetizadores, encaminhando relatório ao Supervisor Setorial – 9ª DIRED, para possíveis intervenções pedagógicas;
 Repassar aos alfabetizadores durante a formação continuada ou planejamentos os conteúdos didáticos da alfabetização;
 Realizar um projeto, junto aos alfabetizadores, que busque a regularização da documentação dos alfabetizandos junto ao município – Secretaria Municipal de Ação Social.

RESPONSABILIDADES DO ALFABETIZADOR
 Participar da formação inicial e continuada;
 Assinar o termo de compromisso a ser entregue ao supervisor setorial – 9ª DIRED;
 Planejar as aulas de maneira sistematizada e registrada em caderno apropriado para tal;
 Ministrar as aulas de maneira atrativa;
 Aplicar o teste cognitivo junto ao coordenador de turmas ao qual esteja ligado;
 Arquivar os testes cognitivos para acompanhar o desenvolvimento de cada alfabetizando;
 Acompanhar a frequência dos alfabetizandos;
 Buscar estratégias junto ao coordenador de turmas que tragam de volta os alfabetizandos que por ventura de afastem do programa;
 Acompanhar através do caderno de registros o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos alfabetizandos;
 Informar mensalmente ao coordenador de turma, as faltas, os avanços e os retrocessos dos alfabetizandos;
 Ter responsabilidade e assiduidade no desenvolvimento das atividades que lhes sejam atribuidas;
 Ter a preocupação em organizar um ambiente que seja acolhedor aos alfabetizandos;
 Realizar um projeto que busque a regularização da documentação dos alfabetizandos junto am município/secretaria de Ação Social;
Ter a responsabilidade necessária para o bom desenvolvimento do programa respondendo e entregando as documentações exigidas pelo coordenador de turma e pelo supervisor setorial.

AGRADECIMENTOS:
A todos os envolvidos no processo, pelo apoio e dedicação dada à Educação de jovens e Adultos.
“Devemos ser poetas na batalha da educação. Podemos chorar, mas jamais desanimar. Podemos nos ferir, mas jamais deixar de lutar. Devemos ver o que ninguém vê.” Augusto Cury

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