sábado, 18 de junho de 2011

ENCONTRO DO RN CAMINHANDO - 9ª DIRED

Marcas da Identidade
Foi com essa temática que aconteceu hoje o 4º encontro de formação continuada do RN caminhando/Brasil Alfabetizado, promovido pelo Instituto Kennedy, tendo como formadora a professora Anilda Pereira da Silva Guimarães. O encontro tinha o objetivo de discutir o tema em questão visando dinamizar atividades para serem trabalhadas com os alfabetizadores e, posteriormente, com os alfabetizandos do programa, procurando compreender e respeitar as diferentes formas de registro e regionalismo, considerando a construção da identidade do povo brasileiro. Estavam presentes coordenadores de turmas das cidades de Currais Novos, Parelhas, Acari, São Vicente, Florânia, Cerro Corá e Lagoa Nova.



O encontro, mediado pela professora Anilda, oportunizou diversas vivências didáticas nas áreas de língua portuguesa e matemática que geraram discussões entre os grupos, relatos de experiências, análises de músicas, cordéis, oficinas de numeramento com o sistema monetário, material dourado e ábaco, alicerçando a construção do aprendizado de acordo com os subtemas trabalhados: dizem que não tenho cultura...; jeito de falar... marcas da identidade; folclore é cultura.
Dentro desse contexto, a questão da pluralidade cultural, das variações linguísticas e das expressões regionais foi trabalhada com ênfase, gerando uma grande participação de todos os presentes.
FONTE:Caminhos Textuais

Um comentário:

  1. Que pena não estar neste encontro. Estes momentos só tem a acrescentar em nosso prática educativa.

    ResponderExcluir